sábado, 27 de novembro de 2010

Testemunha Ocular da História

Eu não sou Repórter Esso mas, estou vendo a história acontecer à minha frente. É claro que o "à minha frente" signifca que estou vendo pela TV porque eu não sou doido de estar na linha de fogo.
E o Estado (com E maiúsculo) pode estar nesse momento escrevendo essa história, para o bem ou para o mal. É claro que, se as forças policiais envolvidas não fizerem um trabalho muito bem feito, isso será fundamental também para a retomada com força ainda maior do tráfico. Aí, o Rio de Janeiro se transformará em uma nova Medellin, Cali ou Cidade do México. Ou seja, vai piorar um negócio que hoje está muito ruim. Então, não tem volta: ou melhora muito ou ficará insuportável viver na cidade do Rio de Janeiro.

No caso de as autoridades policiais conseguirem retomar o Complexo do Alemão com o uso da força, que é o que parece que vai acontecer, a "baixa" no front dos traficantes será grande. Mas, não acabará. E sem políticas públicas sérias para ocupar o espaço conquistado será só uma questão de tempo para voltar tudo ao que era.

E, pensando na nossa terrinha, o poder do tráfico por estas bandas deve piorar.
Em locais onde o poder público é ineficaz e desarticulado, a tendência é que os "soldados-traficantes" que vão sendo expulsos de seus redutos saiam para procurar outras paragens e continuar seu comércio.
E a ponta do iceberg se muda para o interior do estado. Sim, a ponta do iceberg. Pois a parte maior, que fica debaixo d'água, não mora nos morros, nem nas comunidades carentes.

Longe de mim querer ser analista de alguma coisa (vade retro!). Apenas são as impressões de um cidadão comum que está vendo a GloboNews.

2 comentários:

Anônimo disse...

Pra você, que como eu, é abelhinha do bem, pergunto:
Cadê o mestre?
Estamos sem direção.

Anônimo disse...

Pelo Jeito as "coisitas" estagnaram.
O Diário de Sertão, empacou..pocotó,pocotó.... e o nosso querido T.Angra? Acho que o onibus que ele embarcou, quebrou e ele ainda não desembarcou. Amigos cadê voces? não nos deixem orfãos, os outros blogs e blogueiros não acrescentão nada, nadica de nada, só agua com açucar, e muito efeto pelos nossos políticos pra ver se ganham uma tetinha desta vaca gorda e profana, Angra.
É angrapol, Direto ao Assunto, Tupinamblog,Comunidade em ação, Angra news, etc... todos com nome e sobrenome, aí é mole! como diria o aguilar! aí é mole! não incomodam ninguem, aí é mole se identificar.