domingo, 4 de abril de 2010

Associação de Moradores da Monsuaba - Comunicado à Imprensa

Recebemos e-mail da Diretoria da Associação da Monsuaba, o qual reproduzimos abaixo:

"A Diretoria em exercício da Associação de Moradores e Amigos de Monsuaba informa a imprensa em geral que, à partir do dia 05/04/10, estará reiniciando os trabalhos na Associação, com atendimento à comunidade diariamente em uma tenda armada em frente à porta fechada da AMAM, das 16 às 19horas.

A Diretoria aproveita para esclarecer à imprensa os fatos ocorridos desde Julho/09, ocasião em que se abriu o Processo Eleitoral para eleições da entidade:
1 – Em julho/09, foi aberto o processo eleitoral de forma legal e dentro do prazo determinado pelo Estatuto.

2 – No Estatuto da AMAM diz que: Para se candidatar a diretoria, a chapa precisa ter 12 sócios participantes há mais de 1 ano, todos com as mensalidades de 1 ano pagas e que todos tenham presença de 1 ano nas reuniões com assinatura nos livros ATA.

3 – Por este último motivo em destaque, nenhuma das 3 chapas apresentadas poderiam se candidatar. Nem a da Diretoria para reeleição, nem as demais. Pois devido aos inúmeros problemas causados pela Presidente em sua administração, seu nome não foi aprovado para voltar como presidente na chapa para reeleição, o que não foi bem aceito por ela, e que gerou muita discussão, até ser definitivamente retirado da chapa, ficando a mesma com apenas 11 membros (porém todos aptos). Seria indispensável o bom senso para que a eleição acontecesse.

4 – Ressentida, na reunião de entrega das chapas, a Sra. Presidente Tania (que também acumulava o cargo de Tesoureira), se recusou a dar baixa no pagamento das mensalidades dos diretores, que ela já havia recebido, tentando impugnar a chapa da diretoria de participar do pleito eleitoral por falta de pagamento. No entanto, recebeu normalmente o pagamento dos integrantes das outras 2 chapas na hora da reunião.

5 – Aproveitando-se desse clima causado pela atitude ressentida da Sra. Presidente Tania, os presentes (98% homens e a grande maioria membros do Conselho Deliberativo) tumultuaram a reunião de tal forma que foi parar na mídia, e no grito assumiram a mesa diretora da Comissão Eleitoral e impugnaram a chapa da Diretoria para reeleição, alegando que 1 integrante da chapa não tinha 1 ano de presença em Ata e também a falta de pagamento de quase todos os integrantes.

6 - Mas, aceitaram, sem nenhuma ressalva, as outras 2 chapas (formadas por eles mesmos), que tinham todos os 24 integrantes inaptos pelo Estatuto de se candidatarem pois nenhum deles tinha 1 ano de presença em Ata. Desrespeitando assim o Estatuto, o processo eleitoral e principalmente a democracia, numa atitude ditatorial, que não cabe mais nos dias de hoje.

7 – Ainda foi negado à chapa da Diretoria acrescentar 1 nome (mesmo sem 1 ano de presença em Ata) para compor a chapa e participar do pleito eleitoral, já que as outras 2 chapas foram aceitas com todos os 24 nomes sem nenhuma participação em ATA exigida.

8 – Não satisfeitos, desmoralizaram e desrespeitaram as mulheres integrantes da chapa da Diretoria, com difamações na internet no Blog Monsuaba em Ação usando imagens de galinhas e prostitutas para ilustrar a matéria da AMAM. Demonstrando uma absoluta falta de respeito às mulheres que lutam por seus direitos constitucionais.
Por entender que começando por nossa comunidade, aqui na esquina, até as mais altas esferas do poder público, nenhum cidadão pode se curvar às irregularidades e ver seus direitos constitucionais esmagados pelo grito e pela força, a Diretoria revoltada recorreu a Justiça para colocar um fim na “farra” da ditadura na Associação de Moradores, solicitando a suspensão do processo eleitoral pelas irregularidades acima, o que foi concedido pelo juíz através de Liminar de nº 2009.003.009240-8.

Não satisfeita por provocar todos esses fatos lamentáveis, a Sra. Presidente Tania, mais uma vez agindo de forma irresponsável, juntamente com o Conselho Deliberativo, trocou as chaves da porta na calada da noite, impedindo o acesso da Diretoria ao seu trabalho, para que um novo processo eleitoral fosse aberto.

Nisso já se passaram 9 meses com a AMAM fechada e sem funcionamento. Nesse período, diante do grande apelo dos moradores, a Diretoria vem tentando amigavelmente reassumir suas funções. Mas a Sra. Presidente Tania e o Conselho Deliberativo, usando desculpas sem fundamento legal, continuam negando esse direito aos membros de sua Diretoria, impedindo seu acesso à sede da AMAM, como se a Associação não pertencesse à todos e sim a seus interesses pessoais, prejudicando assim toda a comunidade.

Ao mesmo tempo em que, em resposta ao Processo Judicial nº 2009.003.009240-8 que gerou a Liminar, nas páginas 38 e 39, alega repetidas vezes e de forma mentirosa que: “ a diretoria da Associação Ré, continua no pleno exercício de suas funções”.
Em agosto/09 a Diretoria entregou um abaixo assinado com 225 assinaturas de moradores qualificados, solicitando a reabertura da Associação (que encontra-se fechada até hoje), e o retorno de suas atividades, mas a Sra. Presidente Tania juntamente com o Conselho Deliberativo se recusaram até mesmo a receber o abaixo assinado, muito menos a acatá-lo, mesmo sabendo ser a expressão da vontade dos moradores. Ofícios solicitando que a Sra. Presidente Tania marcasse uma reunião de Diretoria também foram ignorados, mesmo sendo recebidos por ela e colados na porta da Associação. Nada teve resultado até o momento.

A Sra. Presidente Tania está irredutível, insistindo em manter as portas da Associação fechada para os moradores, porém continua utilizando-se do cargo de Presidente para dar entrevistas e falar em nome de uma comunidade que ela não representa, usando a mídia e os eventos políticos para se promover.

O Conselho Deliberativo, representado por alguns de seus mais de 50 integrantes, insiste em dizer de forma machista e ditatorial que a Diretoria deixou de existir quando entrou na Justiça, atropelando o Estatuto e a democracia mais uma vez.
Não há diálogo, não há propostas, não há acordos.

Enquanto isso ninguém faz nada, pois sozinha a Sra. Presidente Tania não tem legitimidade. E o Conselho Deliberativo só tem poderes para administrar a Associação SE EM CONJUNTO COM A DIRETORIA. Isso é o que diz o Estatuto.

A grande verdade é que o Conselho Deliberativo entrou no processo eleitoral com um único objetivo: Tumultuar e não permitir a participação da chapa para reeleição, possivelmente por nela não constar nenhum de seus “amigos e parceiros políticos”.
A situação da Associação de Moradores de Monsuaba hoje, é vergonhosa e de total abandono, servindo apenas para jogos de baralho, como uma simples pracinha de lazer para aposentados. Enquanto isso os moradores estão sem nenhuma voz, andando em ônibus atrasados e super lotados, com suas correspondências retidas dentro da sede, com contas entregues já vencidas, com cortes quase que diários no abastecimento de água e de luz sem nenhuma explicação, com problemas no posto de saúde, na escola, nas ruas, e etc e etc e com a iminência do aumento da população em mais de 1500 novos moradores. A quem interessa essa situação? Com certeza não é aos moradores.

Sem saída por não poder arrombar a porta, a Diretoria procurou a ajuda da FAMERJ, Federação das Associações de Moradores do Estado do Rio de Janeiro. E, orientados e apoiados por essa instituição, vimos a público informar os fatos e informar também que, à partir de 05/04/10, a Diretoria ainda em seu exercício legal e em sua maioria, estará provisoriamente atendendo a população em uma tenda, armada em frente a porta fechada da Associação, diariamente, das 16h às 19h, dando continuidade ao atendimento comunitário e também encaminhando as reivindicações dos moradores aos órgãos públicos competentes. E se necessário, solicitando ao Ministério Público o apoio para a realização de novas eleições o mais rápido possível.

A Associação de Moradores e Amigos de Monsuaba é uma instituição pública e de direito privado, e não somente um prédio. Não é mantendo a porta fechada que ela será calada e impedida de mostrar sua força, trabalhando de forma responsável, democrática e dentro da Lei".

Angra dos Reis, 31 de Março de 2010.
A Diretoria da AMAM.

4 comentários:

Anônimo disse...

ate que graças a deus apareceu o oliveira.que resolveu da um basta nisso.estamos com ele e pronto. fora toda diretoria.

Anônimo disse...

e o que nos moradores da monsuaba.estavamos presisando de alguem como o oliveira.para assumi o bairro.so assim nos nao estavamos passando por essa situaçao.por esse sofrimento.e isso ai oliveira pode contar com a gente.morro do vai quem quer.

Anônimo disse...

e isso ai ate que em fim.ja estava na hora.de alguem fazer alguma coisa pela monsuaba e os outros bairros. como paraisso ponta lests e macies.

Anônimo disse...

marlene e seu grupo chama moradores de monsuaba de [carnisa ou coisa podre.sei la]e so ver o blog.delas.]e so tirar suas duvidas.