segunda-feira, 6 de outubro de 2008

As lições dessa eleição

Não pretendo fazer uma análise política completa e definitiva do que foi essa eleição, até porque não sou analista político. Sou apenas um cidadão com um número mínimo de neurônios que me possibilita pensar.

Quanto à eleição de Tuca Jordão, a primeira lição para os vencedores do pleito é a seguinte: existe um número expressivo de eleitores (47,78%) que não aprovaram a administração Fernando Jordão. Devemos lembrar que esses 40413 eleitores votaram em Conceição sem ter promessa de emprego na Prefeitura, não foram beneficiados por cargos nem por promessa de cargos. Foram eleitores que não sucumbiram à midia local, que fez campanha descarada para o atual governo, salvo raríssimas e honrosas excessões. Um número expressivo de 40413 eleitores que não foram encabrestados em seu desejo de mudança. Resta ao vencedor analisar o que foi feito de errado para que não persistam no mesmo erro.


Quanto à eleição para a Câmara de Vereadores, a "surpresa" da eleição de oito novos nomes (Parente, Leandro Silva, Amilcar, Mascote, José Antônio, Lia, Ilson Peixoto e Cordeiro) e reeleição de apenas quatro vereadores (Aguilar, Vilma, José Maria e Marco Aurélio) fornece com clareza o que os eleitores querem: "limpar a área" e retirar de circulação vários nomes envolvidos em escândalos que ainda vão dar muito o que falar. O governo, que tinha 10 vereadores em sua base, passa a ter 9; a oposição pula de 1 para 3 vereadores, sendo o PT o partido com maior representatividade na Câmara.
Nos resta saber o que o governo Fernando Jordão (desculpem-me, Tuca Jordão) fará com alguns dos derrotados. O que vão fazer com Carlinhos Santo Antônio e Bento, por exemplo? Vão respeitar o resultado das urnas ou vão convidá-los para algum cargo? Os eleitores esperam que não, mas cabeça de político e bumbum de nenem não se sabe o que esperar...
Parabéns aos eleitos e trabalhem com dignidade no cargo ao qual foram ELEITOS.

Nenhum comentário: