quinta-feira, 21 de outubro de 2010

O Sal Grosso e as Religiões Afro

"O Sal é encontrado na natureza em pequenos cristais. Chamamos de sal grosso por não ter passado por processos de refino. O sal, ou cloreto de sódio, é um composto químico que pode ser obtido através de reações químicas entre outros dois elementos ou depositado na natureza em grandes salinas ou minas subterrâneas.
Antigamente, o sal foi usado como moeda de escambo. Era um produto raro e por isso muito valorizado. Na época de Jesus, os apóstolos foram chamados de " sal da terra" por ele próprio, e de acordo com a concepção de teólogos como forma de conservação espiritual.

(...)
Na Umbanda e religiões africanas o sal grosso é usado para banhos de descarga, como forma de purificação da aura humana. Tem a capacidade de retirar os miasmas e larvas que estão presas em nossa aura.
O sal é encontrado na natureza em grandes salinas. Salinas que são depósitos de água do mar que sofre a evaporação, deixando como resíduo, o sal.


Este sal é ali depositado decorrente do arraste das águas da chuva que caem sobre a terra, retirando os sais minerais depositados no solo e levando-os até o mar, sendo ali depositados. Mas, a maior parte deste sal que existe nos oceanos provém das reações químicas entre os elementos decorrentes das erupções vulcânicas que ocorrem no fundo do mar.
Em analogia com a procedência do sal temos a influência do Orixá Xangô pelo fato de ser formado nas erupções vulcânicas. Como o sal é depositado nos oceanos, podemos dizer que ele possui influência direta do Orixá Yemanjá.
Muito antes de existir vida em nosso planeta, o sal como composto químico foi um dos primeiros a surgir durante a formação do planeta.
Nosso corpo físico não pode viver sem o sal. Nosso sangue possui a mesma concentração de sal que a água do mar. Portanto o sal é indispensável a vida.
Veja mais sobre o assunto em:

http://www.jornalumbandahoje.com.br/edicoes/edicao12.html"



Nunca a IURD foi tão Umbandista!

2 comentários:

TAngra disse...

O sal era usado como escambo e até como salário, daí o nome...

Abraços,

Anônimo disse...

concordo, esta igreja esta para centro de umbanda do que para templo evangélico, sem falar que eles se acham superiores mesmo deixando o seu salário lá, se acham os certos, etc