segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Eutanásia Já!

Dando continuidade às analogias iniciadas no Transparência Angra (ver postagem o Câncer e a Corrupção), estamos propondo a leitura do texto abaixo. As analogias são livres.



A palavra eutanásia deriva do grego e significa literalmente "uma boa morte" ou "morte misericordiosa". Para os estudiosos no assunto, a eutanásia é prática tão antiga quanto à própria vida em sociedade.
Na atualidade, entende-se geralmente que eutanásia significa provocar uma boa morte - "morte misericordiosa", em que uma pessoa acaba com a vida de outra pessoa para benefício desta. Este entendimento da palavra realça duas importantes características dos atos de eutanásia. Primeiro que eutanásia implica tirar deliberadamente a vida de uma pessoa; e, em segundo lugar, que a vida é tirada para benefício da pessoa a quem essa vida pertence - normalmente porque ela ou ele sofre de uma doença terminal ou incurável. Isto distingue a eutanásia da maior parte das outras formas de tirar vida.

Tal conceito é aplicado aos casos em que o médico, usando meios ao seu dispor, leva o paciente à "morte misericordiosa", pondo fim ao seu sofrimento.
Como nosso paciente está apresentando metástase séria, a solução para o caso é EUTANÁSIA JÁ!

Nenhum comentário: