terça-feira, 4 de maio de 2010

Tramitação do Projeto Ficha Limpa

Requerimento de urgência é aprovado e Ficha Limpa segue na pauta da Câmara
ter, 04/05/2010 - 23:14 — MCCE

O requerimento de pedido de urgência para o projeto da Ficha Limpa foi aprovado por unanimidade no plenário da Câmara dos Deputados nesta terça-feira (04). No entanto, a maior vitória da noite, até o momento, foi a rejeição do requerimento dos partidos PR, PP, PTB e PMDB, que solicitaram o retorno do PLP à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

A proposta foi rejeitada por 290 votos contra 14. Na avaliação do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), tratava-se de uma clara manobra para obstruir a discussão do tema, mas revertida pela vontade da maioria dos deputados.
O relator do projeto na CCJ, José Eduardo Cardozo, iniciou a apresentação do relatório sobre o projeto de lei, o que garante que o PLP seja discutido apenas no âmbito do plenário e não mais em comissões específicas. Após a leitura do relatório, ainda hoje, poderá ser dado início à votação. A previsão é que o mérito seja conhecido nesta quarta-feira (05).


Durante toda a tarde desta terça, manifestantes, estudantes e representantes do MCCE se mobilizaram chamando a atenção de quem passava pela Esplanada dos Ministérios. Às 16h, uma faxina simbólica foi feita na rampa do congresso. Munidos de baldes, rodos, vassouras e aventais, os manifestantes jogaram água e esfregaram o chão da rampa do principal símbolo da representação política do país.

Às 17h, membros da organização Avaaz, entregaram a Cardozo 2 milhões de assinaturas coletadas virtualmente pelo site da ong (
www.avaaz.org).
Os manifestantes prometeram voltar ao Congresso na quarta-feira, qualquer que seja o encaminhamento do projeto Ficha Limpa. “Queremos que os deputados vejam que estamos acompanhando cada passo de tramitação do projeto. A sociedade não ficará quieta até que a Ficha Limpa se torne realidade”, disse a diretora da secretaria executiva do MCCE, Jovita José Rosa
.

Nenhum comentário: