terça-feira, 14 de abril de 2009

O INEA e o próximo escândalo angrense

Comentário de um Anônimo encaminhado para diversos blogs:

AMIGOS MAIS UM ESCÂNDALO NO GOVERNO DE ANGRA. EU TRABALHO NO INEA E NESTA TERÇA FEIRA VAI HAVER UMA OPERAÇÃO PARA EMBARGAR AS OBRAS DOS QUIOSQUES EM CONSTRUÇÃO NA MONSUABA. ESTÁ TUDO DE FORMA IRREGULAR NOS QUESITOS AMBIENTAIS. SEGUNDO O ALTO ESCALÃO DO INEA VAI HAVER UMA REPORTAGEM DO JORNAL O GLOBO ACOMPANHANDO O AUTO DE INFRAÇÃO POR PARTE DA PREFEITURA. ME PARECE QUE A COISA VAI TOMAR UM RUMO DE PROPORÇÕES NACIONAIS.

Tudo é possível. É só ler a notícia abaixo, publicada no site do Sidney Rezende:

INEA vai descentralizar fiscalização ambiental capacitando profissionais
Redação SRZD


O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) está capacitando servidores para a descentralização da fiscalização ambiental estadual. Através de seminários e workshops, as 10 superintendências e o escritório regional vão receber orientação básica, direcionada não somente para os atuais funcionários, mas também para os concursados que assumiram recentemente seus cargos no instituto.
De acordo com o coordenador de Fiscalização do Inea, Rodrigo Guardatti, os eventos estão acontecendo em cada superintendência e seu porte é determinado pelas necessidades de cada uma. Dois eventos já foram realizados: um workshop em Araruama, no dia 25 de março, reunindo cerca de 15 servidores, e um seminário em Campos nos dias 2 e 3 de abril.
A capacitação aborda aspectos da fiscalização florestal e em unidades de conservação; a fiscalização e o acompanhamento do licenciamento nas atividades potencialmente poluidoras e a fiscalização em corpos hídricos. Além de treinar os concursados, que tomaram posse no início de março, o objetivo é também equiparar o nível de experiência dos demais funcionários, oriundos dos órgãos que deram origem ao Inea (Feema, Serla e IEF/RJ), nos quais atuavam em suas áreas específicas. No total, o setor de fiscalização do instituto conta com cerca de 70 servidores lotados nos serviços de fiscalização das regionais.
- Esta capacitação preliminar acompanha o processo de instalação das superintendências do Inea e a descentralização da fiscalização. Os agentes ambientais da fiscalização vão passar por um processo de atualização constante, que incluirá outros cursos - explicou Rodrigo Guardatti.
Além da Coordenadoria de Fiscalização, os eventos também contam com a participação das chefias das superintendências e de administradores das unidades de conservação da área. Além da teoria, os participantes também aprendem na prática: o seminário em Campos incluiu atividades de campo, atendendo a denúncias provenientes do Ministério Público. Foram flagrados um desmatamento de três hectares numa fazenda e uma construção na faixa marginal de proteção do rio Paraíba do Sul.

Nenhum comentário: