terça-feira, 7 de abril de 2009

Kit Escolar?

Deu no blog do vereador Ilson Peixoto:

"A Câmara Municipal aprovou a indicação do Dr. Ilson Peixoto que propõe a edição de norma tornando obrigatória a utilização de uniforme estudantil padronizado nas escolas públicas municipais. O chamado Kit Escola deve ser distribuído para os alunos da educação básica (Educação Infantil e Ensino Fundamental).
De acordo com esta medida, que está sendo adotada em muitos municípios do Brasil, os uniformes serão fornecidos gratuitamente aos estudantes, sendo dois conjuntos completos por aluno a cada ano letivo. Estes kits serão compostos por calçado, meia, calça (ou equivalente), camisa (ou equivalente) e boné.
Esta medida visa o bem-estar dos estudantes municipais, o que é uma grande preocupação do Dr. Ilson Peixoto. Agora que a indicação foi aprovada, cabe à Prefeitura acatar esta proposta. Agora a sociedade civil deve se unir e pedir que o Executivo cumpra esta medida indicada pelo Legislativo."
Alguns questionamentos surgiram quando lemos essa postagem no blog do vereador:
1) Levando em conta a bandalheira que se instarou nessa cidade, vamos dar mais instrumentos para licitações fraudulentas ou os vereadores vão passar a FISCALIZAR DE FORMA RESPONSÁVEL os atos do Executivo?
2) Quanto isso irá custar?
3) Não seria mais fácil (e barato) custear uniforme somente para famílias necessitadas? E para isso não precisaria de uma mega-operação porque cada escola tem o seu uniforme, bastando "cadastrar" as famílias (se é que o cadastro de bolsa-família não serve) para comprovar tal necessidade.
4) Isso não está indo na contramão do que se discute (e defende) sobre autonomia das instituições?
Me desculpe o vereador, mas são só questionamentos de um leigo curioso...

2 comentários:

Mônica Lima disse...

Concordo com você. Quanto de comissão será cobrado para quem confeccionar os uniformes? Quem ganha bolsa-família, tem dinheiro para comprar. O benefício é para isso mesmo, e não para a compra de celulares último modelo, como vejo as famílias fazendo.
No ano passado, a cidade foi notícia de novo por causa de fraudes na licitação de uniformes escolares, sendo que a prefeitura não fornece uniforme para as crianças. Foi um corre-corre para explicar isso para a PF. Agora o vereador quer dar motivos para novas investigações?

TAngra disse...

Caro DaRoça,

Mais uma coincidência curiosa.

Foi realmente lembrando do Angra Feudo que nós "inventamos" aquele monte de baboseiras.

Abraços.