quarta-feira, 11 de março de 2009

Uma pequena estória sobre a limpeza pública


Hoje, quarta-feira, presenciei uma ação de alguns moradores do Sertão do Bracuhy que acabaram me "rebocando".


Essa não é a primeira postagem sobre a coleta deficiente nessa comunidade.


Cansados de reclamar com os garis da Locanty, a "grande" prestadora de serviços da PMAR responsável pela coleta de lixo, algumas moradoras da comunidade ensacaram o lixo espalhado na Estrada Beira-Rio, que ficava embaixo do "cesto" de coleta, feito também pelos moradores.


O lixo recolhido já estava há pelo menos TRÊS meses no local. Só no blog, eu já tinha citado esse fato duas vezes (em 09/11 e 03/02).
Interrompi minha caminhada matinal e fiquei esperando o caminhão do lixo aparecer, pois sabia que se o lixo ficasse na estrada sem "dono", eles não o recolheriam.
Profundo conhecedor da alma humana que sou, acertei em cheio.

Como eu estava meio "escondido", sentadinho numa pedra que estava no meio do caminho, distante uns 30 metros do local, pude ouvir a seguinte frase do gari (ir)responsável:

- O que tiver pesado, a gente deixa!
E um outro completou, perguntando para mim, enquanto me aproximava da cena:

- Isso aqui é entulho! É seu? O que tem aqui dentro?

Falei aos senhores garis que não se tratava de entulho, que o lixo "inchou" de tanto pegar chuva e informei aos distintos senhores que foram as senhoras da comunidade que o recolheram.
Me olharam de cara feia e, estavam se preparando para realmente deixar os "mais pesados" por ali mesmo, quando viram minha câmera fotográfica em punho para documentar a bandalheira.

RESULTADO:

Parabéns à iniciativa das senhoras anônimas que participaram da limpeza.









Nenhum comentário: