sexta-feira, 13 de março de 2009

Rede de Controle Social

Em 1999, um grupo de cidadãos, moradores e ex-moradores da pequena cidade de Ribeirão Bonito, resolveu pesquisar alternativas para recuperar o município da sua deterioração, atribuída a falta crônica de verbas públicas.

Surgia então a Amigos Associados de Ribeirão Bonito (Amarribo), uma organização não governamental cuja missão inicial era promover o desenvolvimento humano no município, criando instrumentos para a promoção e a qualidade de vida das famílias da região e supervisionar a administração pública.

O sucesso de sua atuação no tocante ao controle social da administração pública municipal, com a cassação e prisão do prefeito por comprovada corrupção, foi amplamente divulgado pela imprensa nacional, gerando interesse de outros grupos em todo o país.

A cartilha "O Combate à Corrupção nas Prefeituras do Brasil", publicada pela Amarribo com apoio do Instituto Ethos, foi um dos instrumentos criados para compartilhar esta experiência. Sua tiragem já alcançou a marca de 150 mil exemplares, distribuídos gratuitamente.

A Internet viabilizou a comunicação constante entre organizações. Experiências foram trocadas, notícias publicadas e distribuídas, novas organizações foram mobilizadas. Em diversas cidades do país, cidadãos iniciaram o processo de controle social da administração pública. Além da cassação de corruptos, os grupos atuam pela promoção da probidade administrativa.

Ribeirão Bonito promoveu o I Encontro Controle Social na Administração Pública Municipal, que reuniu, durante três dias em setembro de 2006, representantes de 77 organizações. Nesta ocasião reafirmou-se o compromisso de “estimular o exercício da cidadania, que constitui um dos fundamentos do Estado democrático de direito, bem como, da necessidade de elevar os padrões de participação e controle social da administração pública” através da adesão à carta de Ribeirão Bonito

Nenhum comentário: