sábado, 14 de março de 2009

Do jornalista Sidney Rezende

Angra dos Reis é deslumbrante. São 365 ilhas e mais de 2000 praias. Depois de ver 5% delas eu já estava convencido da beleza do lugar. A geografia é divinal, a cor do mar exuberante e a vegetação que encobre as montanhas é aconchegante. Eu me senti no coração da Floresta da Tijuca. Tudo lindo.

Pena que as ruas estejam esburacadas. Em algumas praias(Monsuaba) os urubus se alimentam do esgoto a céu aberto e pousadas não investem nas suas próprias benfeitorias. Algumas estão caindo aos pedaços. Em Ponta Leste, um prédio de altura superior a 7 andares, localizado a 200 metros da Petrobras, parece que pode cair a qualquer momento. As vigas estão rachadas e cedendo. Uma tragédia anunciada.

Uma cidade turística como Angra não pode transmitir ao visitante tanto amadorismo. A sinalização pública não é boa, mas o serviço privado também deixa a desejar. Apesar da limpeza das ruas ter melhorado, não se vê o dinheiro público investido no essencial. Construções inacabadas estão espalhadas pelas encostas e o turismo, este patrimônio do Rio, parece esquecido.

Sugiro um choque de treinamento, capacitação e políticas públicas avançadas. Do jeito que está, Angra continuará refém dos ricos. Eles continuam nos seus casulos, ou nas suas embarcações de luxo. A maioria aperta o botão "dane-se" para a cidade. A cidade, por sua vez, não deve ter compromisso com isso, e sim com a melhoria cosmopolita e com a qualidade de vida dos seus moradores.

O novo prefeito tem condições de quebrar paradigmas e fazer a diferença. Sugiro que ele visite Rio das Ostras, veja as obras já realizadas em Cabo Frio, aprenda como se faz o rigor das contas de Piraí, analise as obras culturais de Niterói. E depois disso, mobilize o seu povo para melhorar os serviços.
Coitado do Sidney: ELE NÃO CONHECE O NOSSO PREFEITO...

Nenhum comentário: