domingo, 18 de outubro de 2009

Xenofobia

Na definição do dicionário Houaiss, xenofobia é a "desconfiança, temor ou antipatia por pessoas estranhas ao meio daquele que as ajuíza, ou pelo que é incomum ou vem de fora do país".

O "xenofobismo" nada mais é do que uma das piores manifestações da ignorância e do medo humano daquilo que ele desconhece, é preconceito.

Normalmente, o conceito está ligado ao estrangeiro ou ao que é importado, mas não se restringe apenas a isso. O preconceito contra pessoas que tenham origem em outra região, por exemplo, é usado comumente em comentários de blogs ou em um bate-papo de esquina.

Expressões do tipo "esse pessoal que vem de fora...", "fulano de tal nem nasceu aqui...", "o emprego nunca é para quem nasceu aqui..." e coisas similares são usualmente utilizadas por essas bandas.

Engraçada a xenofobia de "nossa" terra. O "nossa" entre aspas se justifica por eu não poder usar esse pronome possessivo, visto que não sou nascido e criado aqui. Vim morar aqui há apenas dez anos, então não estou permitido a tomar essa terra como minha.

Mais engraçado ainda é ver como muitas famílias "nascidas e criadas" aqui demonstram tanto desapreço pelo local onde nasceram e foram criadas. Só pensam em se dar bem, não levando em conta a responsabilidade que têm em preservar, cuidar, fiscalizar e amar a cidade onde "nasceram e foram criados".

Então, desculpem-me os xenófobos angrenses.
EU RESPEITO MAIS ESTA CIDADE DO QUE VOCÊS! Se vocês me permitirem, é claro.

2 comentários:

Anônimo disse...

bacana!

Ilson Peixoto disse...

Achei interessante que quando li sua matéria me lembrei que quando cheguei em Angra, 1989 algumas pessoas da cidade me chamavam de ¨Paulista¨.
Éramos os petistas paulistas que víamos acabar com as tradições e os privilégios da antigas famílias,algumas de origem da época colonial, portuguesas e outras pós segunda guerra - libanesas e sírias.O que é engraçado, vendo a Xenofobia desta maneira é que não consigo ver a preservação da cultura Tupinambá em nossa cidade, nossos, talvez mais sacificados habitantes..
Um abraço