sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Pronunciamento de Chico Alencar na Câmara Federal

'Nesta segunda, 5/10, quando se completaram 21 anos da promulgação da Constituição Cidadã de 1988, visitei Angra dos Reis, populoso município litorâneo do sul do nosso Estado do Rio de Janeiro. Ali lembrei da história mais recente de Angra, quando foi considerada "área de segurança nacional", pela importância do porto, na bela baía da Ilha Grande, e pelos projetos nucleares do governo militar. O povo não podia eleger seu prefeito, justamente pela importância estratégica da região!
Essa era a estúpida concepção dos donos do poder à época, que sofriam de "demofobia". Ali lembrei, superada a ditadura e restabelecidas as eleições, dos governos do PT, com suas e nossas experiências de participação popular, conquistas e frustrações.
Ali em Angra dos Reis encontrei, agora, um grupo operoso de resistentes, de gente que não desanima nunca, e está, corajosamente, começando a construir o Partido Socialismo e Liberdade, o PSOL, um novo partido contra a velha política.
Velha política que, na contramão dos preceitos constitucionais da administração pública, fundados na publicidade, na impessoalidade e na moralidade, parece prosperar em Angra, com cooptação de lideranças comunitárias, currais e compra de votos, obras de fachada e de preço duvidoso, investigações da Polícia Federal e do Ministério Público desvendando uma trama abominável dos "podres poderes".
Alguns se acomodam, "lavam as mãos", conformam-se e saem, discretamente, da cena pública. Ali em Angra, porém, participei de um rico debate de quase duas horas na TV Comunitária, de uma atividade em praça pública, conversando com a população, e da inauguração da simpática sede do PSOL, no centro da cidade histórica.
O pulso ainda pulsa, nem todos desistiram de lutar!
(...) Mas, felizmente, o tempo não leva de alguns filhos do povo de Angra sua vontade de exercer a cidadania e sua indignação contra os desmandos das autoridades, mais interessadas nos seus bens e negócios particulares que no bem comum.
Inconformismo e sede de verdade e de justiça que levam essas pessoas admiráveis a não temer ameaças, retaliações e todas as perseguições que costumam ser praticadas em cidades de menor porte, onde cada passo de cada militante das boas causas é conhecido por todos.
Nosso compromisso é o de reverberar todas essas questões e iniciativas, para ajudar as pessoas de bem a superar esse período sombrio da nossa solar Angra dos Reis.
Venceremos!'

Nenhum comentário: