terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Alô, Imprensa Nacional: O HAITI É AQUI!

Sei que o foco principal da imprensa nacional e internacional é o número de mortos que uma tragédia provoca. Sei também que as coberturas das tragédias internacionais, com envio de correspondentes ao local do ocorrido, dão mais status ao jornal (ou emissora de rádio ou televisão).
O que dá mais "patrocínio": fazer a cobertura jornalística de deslizamentos de terra com cinquenta mortos em Angra ou de um terremoto no Haiti com duzentos mil (?) mortos?

A atenção da imprensa nacional em Angra foi deslocada pelo terremoto no Haiti. Só um cego não vê isso. Deixaram de tentar 'futucar' várias coisas que vemos por aqui há muito tempo em 'prol' de uma desgraça maior. Infelizmente, em todos os sentidos.

Quando vimos reportagens na TV Brasil, Globo News, Band e Band News, O Globo, Extra e O Dia questionando coisas que só nós aqui na terrinha questionamos, me bateu uma esperança danada. Começaram a falar de Operações Cartas Marcadas (licenças ambientais e empresas beneficiadas), crimes eleitorais e etc.

Mas, o Haiti acabou com tudo. A imprensa se deslocou para a desgraça maior e não cumpriu um de seus papéis primordiais: ajudar a nós, pobres mortais, a fiscalizar o que aconteceu/acontece/acontecerá por aqui.

E nós ficamos sós, NOVAMENTE!
Meus pêsames às populações do Haiti, de Angra e ao nobre exercício do jornalismo.

2 comentários:

DE OLHO NA CIDADE disse...

GOSTEI DE SUAS MATÉRIAS E GOSTARIA DE FAZER PARTE DE SUA LISTA DE BLOGS, ASSIM FARÍAMOS PARCERIA.

DaRoça disse...

Prezado De Olho na Cidade,

Mande o nome para adicionarmos.

Abraços.